
O Hospital Central e Universitário da Madeira (HCUM) constitui uma das maiores e mais relevantes obras públicas da Região Autónoma da Madeira, assumindo-se como uma verdadeira obra de referência a nível nacional. Trata-se de um investimento estruturante, de enorme importância estratégica, que traduz o compromisso firme do Governo Regional da Madeira com a melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados à população.
O projeto do HCUM representa um percurso de desenvolvimento sustentado, assente numa visão de longo prazo e num trabalho de continuidade, sempre com o objetivo comum de servir melhor os madeirenses e os porto-santenses, em particular. É, por isso, um legado duradouro, pensado para responder às necessidades atuais e futuras, beneficiando as gerações vindouras.
Esta infraestrutura será, nas próximas décadas, um modelo de referência da prestação dos serviços públicos de saúde na Região e de Portugal no Atlântico.
Tendo acompanhado a construção desta obra desde fases iniciais, enquanto Diretor Regional de Equipamento Social e Conservação, e agora na qualidade de Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, é para mim um privilégio continuar a contribuir para a sua concretização, que reflete o esforço e resiliência coletiva.
Importa destacar o empenho, a dedicação e o profissionalismo das equipas da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, bem como de todos os técnicos, trabalhadores e entidades envolvidas, cujo trabalho diário tem sido fundamental para o avanço desta infraestrutura de excelência.
A todos os que, de forma direta ou indireta, contribuem para a concretização do HCUM, deixo uma palavra de profundo agradecimento e reconhecimento.
Pedro Rodrigues
Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas
