SRS

O Novo Hospital Central da Madeira constitui um imperativo regional, e vai ao encontro do desenvolvimento cíclico que se assiste na área da Saúde desde 1976.

A necessidade de uma nova unidade hospitalar é o resultado do envelhecimento das unidades existentes. Face a esta situação o Governo Regional assumiu o claro compromisso público de construir um Novo Hospital, de acordo com novos conceitos arquitetónicos e tecnológicos, que permita assegurar à população residente e presente da RAM, Cuidados Hospitalares Diferenciados, Seguros, e de Qualidade.

O Novo Hospital obedece às novas linhas de orientação das unidades de saúde, privilegiando o ambulatório, o hospital dia, menos camas para internamento e, ainda a hospitalização domiciliaria associada.

A concentração de recursos numa mesma instituição acarreta uma maior eficiência e efetividade para além da rapidez e eficácia das respostas ao nível da prestação de cuidados, associada a uma maior humanização de cuidados prestada a toda a comunidade.

A Saúde na RAM continua, assim, a caminhar em passos largos, sólidos e consistentes, fruto de um trabalho de equipa, para uma constante melhoria da resposta no dia a dia e também nas situações de exceção, procurando responder em tempo útil e no lugar certo às necessidades dos cidadãos no que diz respeito ao acesso, diagnóstico, tratamento, reabilitação e reinserção social.


Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil
Pedro Ramos